sábado, novembro 18, 2006

A produção de informação

NEWSMAKING

Que imagem do mundo fornecem os jornais e os noticiários televisivos ou radiofónicos ?

"Wolf lembra que Lewin elaborou a noção de gatekeeper num estudo sobre as dinâmicas existentes no interior de grupos sociais. A pesquisa, desenvolvida há quase 50 anos, preocupava-se especificamente com mudanças de hábitos alimentares. O psicólogo percebeu a existência de "zonas filtro'', depois das quais o fluxo de forças modificava-se. Elas funcionavam como uma grande porta, aberta ou fechada. Um conjunto de regras ou um indivíduo (ou um grupo deles, os gatekeepers) que deixa ou não passar a informação controlam essas zonas. Esse conceito foi aproveitado por David Manning White, em 1950, num estudo que analisava os fluxos de notícias dentro de órgãos de informação.

Pesquisas posteriores (Robinson, 1981) destacaram o facto que a seleção de notícias têm um caráter menos subjetivo do que o senso comum pensa:

As decisões do gatekeeper são tomadas menos a partir de uma avaliação Individual da noticiabilidade do que em relação a um conjunto de valores que incluem critérios, quer profissionais, quer organizativos, tais como a eficiência, a produção de notícias, a rapidez. (Robinson apud Wolf: 2002, 181)

É a partir da elaboração desse conceito que a hipótese de estudo Newsmaking toma corpo. Ela é uma espécie de sociologia do emissor (na maior parte das vezes as pesquisas referem-se a jornalistas), analisando as rotinas de produção da notícia e selecção, que constroem o critério de noticiabilidade.

Esse critério depende de um conjunto de valores-notícia que são um "conjunto de qualidades narrativas dos acontecimentos que permitem uma construção narrativa jornalística'' (Hohlfeldt: 2001, 209).

Adaptado a partir do artigo de Lucilene Breier.

Pontos a ter em conta no fenómeno de produção de notícias_

- Cultura profissional dos jornalistas e a organização do trabalho e dos processos produtivos
A produção da notícia tem de cumprir três obrigações
* tornar possível o conhecimento de um facto desconhecido como acontecimento notável
* devem elaborar formas de relatar os acontecimentos livres de idiossincrasias
* devem organizar o trabalho de forma planificada

- Os valores-notícia: que acontecimentos são considerados suficientemente interessantes, significativos e relevantes para virarem notícia?

"Wolf divide os valores-notícia em cinco grupos, os relativos ao conteúdo (substantivos), à disponibilidade do material e ao produto, ao meio, ao público e à concorrência. A primeira categoria inclui aspectos como a importância dos indivíduos e a quantidade de pessoas envolvidas no acontecimento e as possibilidades de evolução futura da história. A segunda e a terceira avaliam desde a quetão da possibilidade de um jornalista obter a informação (acessibilidade de fontes, proximidade do facto) até o formato/apresentação da notícia e o equilíbrio de conteúdo em uma edição (de telejornal, impresso ou programa de rádio, por exemplo). A quarta refere-se à ideia - que Wolf destaca como não precisa - que os profissionais têm de seu público e seu interesse. Por fim, a quinta, relacionada à concorrência, é o questionamento constante sobre o que outros veículos noticiam ou não, tentando alcançar uma espécie de padrão de qualidade, e a necessidade de publicar os chamados ``furos''. "

(Fonte: Breier, Lucilene - Jornalista e professora da Pontifícia Universidade Católica, Brasil)


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