quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Debater a comunicação, em Lisboa

I Jornadas de Comunicação do Departamento de Comunicação do INP

O Departamento de Comunicação do INP-Instituto Superior de Novas Profissões (INP) está a promover as I Jornadas de Comunicação 2008/2009 sob o tema “Comunicação: Saberes para Novos Mercados e Novas Profissões”.

“Product Placement nos jogos online: novas oportunidades nos novos médias” será o tema a abordar por José Dias, da Cool Media, no dia 27 de Fevereiro. No dia 13 de Março, Miguel Spínola, da TMN, apresenta “O telemóvel, um novo meio de relacionamento”. As jornadas terminam com a palestra “Communication Trends” proferida por Julia Johansoozi, da University of Stirling, a 15 de Maio.

As palestras decorrem sempre no Auditório I do INP, no Campus Universitário da Ameixoeira em Lisboa, pelas 19 horas.

27 de Fevereiro 2009: Mestre José Dias (CoolMedia): «Product Placement nos jogos online: Novas oportunidades nos novos médias»
Em muitos países, os jogos online e offline já ultrapassaram as receitas do cinema e da mercado discográfico. Além disso, o tempo dispendido por cada utilizador é de 15 horas por semana, similar ao tempo despendido a ver televisão. Em especial para o target jovem, este é uma meio alternativo, que constituindo uma ameaça aos habituais canais de difusão, representa igualmente para os anunciantes uma oportunidade através do product placement.

Nesta conferência será abordada a importância destes novos media, bem como o seu impacto no comportamento de compra do consumidor e os novos desafios que se colocam aos publicitários e anunciantes.

13 de Março de 2009: Eng. Miguel Spínola (TMN): «Tecnologias mobile, novos mercados: Os videojogos»
“Anytime, anywhere” estes dois atributos tornam o telemóvel num poderosíssimo meio de relacionamento, se acrescentarmos o facto de ser um meio pessoal e ao mesmo tempo universal a importância deste pequeno objecto cresce exponencialmente. O SMS é só um meio de comunicação entre duas pessoas? O toque é só um aviso que alguém nos está a ligar? O telemóvel é um substituto ou um complemento do computador? O telemóvel é um substituto ou um complemento de uma máquina fotográfica?

Sessão de Encerramento 15 de Maio

Profª Doutora Julia Jahansoozi (Univ. Stirling):
«Communication Trends:The New And The Not So New»/«Tendências da Comunicação»

Public Relations practitioners need to continue to incorporate and exploit the opportunities provided by technological developments for communication (social media, blogging, social networking, etc.). We can learn from Obama’s campaign and transfer the lessons from the political arena to the private, public and non-profit sectors and find ways to reach and energize key publics and stakeholders.

Besides these new technological developments that impact communication more familiar issues still continue to plague the practice: public relations is often not recognized for its contribution to stakeholder management. During times of economic difficulty, such as now with the ongoing financial crisis, there is a need for public relations practitioners to ‘work smarter’ and ensure that communication is properly incorporated into management, as resources – in terms of staff, and supporting activities – are cut.

The risk that public relations is still repeating the same sort of basic work it has always done is great and if opportunities (such as those offered by new technologies and incorporating communication into management) are not exploited then the practice will be continue to be reduced to its technical function and be more vulnerable to economic pressures.

Sem comentários: