terça-feira, outubro 03, 2006

LIVROS: JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS (2)

Crónicas de Guerra - Vol. II - De Saigão a Bagdade (*)
Editor: Gradiva Publicações
Ano de Edição: 2002
N.º de Páginas: 592

De Saigão a Bagdad, das montanhas geladas de Cabul às ruas ensanguentadas de Kigali, das selvas húmidas de Khe Sanh às areias quentes de Dahran, dos destroços fumegantes de Grozny às avenidas desertas de Sarajevo, o segundo volume desta obra relata as atribuladas aventuras dos repórteres portugueses nos grandes campos de batalha do nosso tempo. Artur Albarran ao lado das forças multinacionais na ofensiva para reconquistar o Kuwait, Barata-Feyo apanhado numa emboscada com os Mudjahedin no Afeganistão, Carlos Fino debaixo de fogo cerrado dos russos na Tchetchénia. A história do Século XX, testemunhada e narrada por jornalistas portugueses e reproduzida em épicas e inesquecíveis Crónicas de Guerra.
Depois do êxito do primeiro volume, José Rodrigues dos Santos regressa com Crónicas de Guerra – De Saigão a Bagdad, para narrar as emocionantes aventuras dos correspondentes de guerra portugueses nas selvas do Vietname, nos desertos do Médio Oriente, nas montanhas do Afeganistão, na região do Golfo Pérsico, nas cidades da Bósnia, nos destroços da Tchetchénia, no genocídio do Ruanda. Uma aventura narrada por José Rodrigues dos Santos, num estilo vivo, rigoroso e empolgante.

Crónicas de Guerra - Vol. I da Crimeia a Dachau (*)
Editor: Gradiva Publicações
Ano de Edição: 2003
N.º de Páginas: 464

É uma estranha tribo. Vão para onde os outros fogem, digladiam-se por um exclusivo, conhecem o rosto da morte. Os correspondentes de guerra gostam de se considerarem uma classe à parte, e José Rodrigues dos Santos conta aqui as sua emocionantes histórias, num estilo vivo e palpitante.Da Crimeia a Dachau, das trincheiras de Neuve Chaoelle ao massacre de Badajoz, do desastre de La Lys aos fuzilamentos de Mérida, da tomada de Toledo aos bombardeamentos da Blitz, este livro este livro relata as atribuladas dos repórteres portugueses nos grandes campos de batalha. Almada Negreiros debaixo de fogo cerrado nas trincheiras inglesas da Primeira Guerra Mundial, Artur Portela a assistir a execuções sumárias na Guerra Civil de Espanha, Fernando Pessa a relatar um combate aéreo na Segunda Guerra Mundial. É a história do século XX, testemunhada por jornalistas portugueses e reproduzida em épicas e inesquecíveis Crónicas de Guerra.
(Fonte: Webboom)

(*) Sugestões para a recensão crítica

Sem comentários: