GILMOR, Dan (2005), Nós os Media, Editorial Presença, 240 págs
Livro visionário sobre as novas possibilidades da Era da Comunicação Global,
Nós os Media aborda o papel das novas tecnologias, em especial da Internet, em mudar o modo como se comunica numa sociedade cada vez mais global. “Esbatem-se assim antigas fronteiras, para se caminhar num sentido em que a informação será dialogante, sem regras impostas e como uma imensa sala de conversa”, está escrito no contracapa.
Na verdade, nos dias de hoje os chamados
grandes media como jornais, canais televisivos ou rádios, pertencem a grandes grupos económicos que detêm o monopólio dos Meios de Comunicação Social. Com o surgimento da Internet, os grupos económicos tiveram que alterar o modo de funcionamento. De facto, o advento da Internet levou a uma inversão de papéis ao permitir, por exemplo, que os utilizadores passem a ser eles próprio produtores de notícias e outros conteúdos, dando origem a uma espécie de jornalismo cívico. É esta a perspectiva que Gilmor analisa no livro, ao verificar que
as salas de conversa (chats), os fóruns, emails e listas de emails, e, acima de tudo, os weblogues, levaram a que o cidadão anónimo possa comunicar em tempo real e em interacção com muitos outros produtores, situados em espaços geográficos diferenciados.
Sem comentários:
Enviar um comentário