quinta-feira, fevereiro 26, 2009
Debater a comunicação, em Lisboa
O Departamento de Comunicação do INP-Instituto Superior de Novas Profissões (INP) está a promover as I Jornadas de Comunicação 2008/2009 sob o tema “Comunicação: Saberes para Novos Mercados e Novas Profissões”.
“Product Placement nos jogos online: novas oportunidades nos novos médias” será o tema a abordar por José Dias, da Cool Media, no dia 27 de Fevereiro. No dia 13 de Março, Miguel Spínola, da TMN, apresenta “O telemóvel, um novo meio de relacionamento”. As jornadas terminam com a palestra “Communication Trends” proferida por Julia Johansoozi, da University of Stirling, a 15 de Maio.
As palestras decorrem sempre no Auditório I do INP, no Campus Universitário da Ameixoeira em Lisboa, pelas 19 horas.
27 de Fevereiro 2009: Mestre José Dias (CoolMedia): «Product Placement nos jogos online: Novas oportunidades nos novos médias»
Em muitos países, os jogos online e offline já ultrapassaram as receitas do cinema e da mercado discográfico. Além disso, o tempo dispendido por cada utilizador é de 15 horas por semana, similar ao tempo despendido a ver televisão. Em especial para o target jovem, este é uma meio alternativo, que constituindo uma ameaça aos habituais canais de difusão, representa igualmente para os anunciantes uma oportunidade através do product placement.
Nesta conferência será abordada a importância destes novos media, bem como o seu impacto no comportamento de compra do consumidor e os novos desafios que se colocam aos publicitários e anunciantes.
13 de Março de 2009: Eng. Miguel Spínola (TMN): «Tecnologias mobile, novos mercados: Os videojogos»
“Anytime, anywhere” estes dois atributos tornam o telemóvel num poderosíssimo meio de relacionamento, se acrescentarmos o facto de ser um meio pessoal e ao mesmo tempo universal a importância deste pequeno objecto cresce exponencialmente. O SMS é só um meio de comunicação entre duas pessoas? O toque é só um aviso que alguém nos está a ligar? O telemóvel é um substituto ou um complemento do computador? O telemóvel é um substituto ou um complemento de uma máquina fotográfica?
Sessão de Encerramento 15 de Maio
Profª Doutora Julia Jahansoozi (Univ. Stirling):
«Communication Trends:The New And The Not So New»/«Tendências da Comunicação»
Public Relations practitioners need to continue to incorporate and exploit the opportunities provided by technological developments for communication (social media, blogging, social networking, etc.). We can learn from Obama’s campaign and transfer the lessons from the political arena to the private, public and non-profit sectors and find ways to reach and energize key publics and stakeholders.
Besides these new technological developments that impact communication more familiar issues still continue to plague the practice: public relations is often not recognized for its contribution to stakeholder management. During times of economic difficulty, such as now with the ongoing financial crisis, there is a need for public relations practitioners to ‘work smarter’ and ensure that communication is properly incorporated into management, as resources – in terms of staff, and supporting activities – are cut.
The risk that public relations is still repeating the same sort of basic work it has always done is great and if opportunities (such as those offered by new technologies and incorporating communication into management) are not exploited then the practice will be continue to be reduced to its technical function and be more vulnerable to economic pressures.
sexta-feira, fevereiro 20, 2009
Notícia mais do que requentada...
Tevê - Zeca Baleiro
Tevê
Um filme na tevê / Um corpo no sofá/ Um tempo pra moer o vidro do olhar /E a vida a passar A vida sempre a passar/ Passar / Olhando a estrela azul azul da cor do mar/ Comédia comum ou um drama vulgar / E a vida a passar / A vida sempre a passar/ Passar Comercial de xampu/ Cerveja e celular/ Modelos para crer (Mentiras para crer) e credicard / A consumir a consumir/ A consumir o olhar/ O olhar / Olhando a estrela azul/ Um quadro a cintilar Vendendo ilusões a quem não pode pagar/ E a vida a passar / A vida sempre a passar/ Passar
Álbum Coração do Homem Bomba (vol 2)
(acessível no site de Zeca Baleiro)
(letra da Música retirada de Muita Música)
E o que é que isto tem que ver com Campo dos Media? Ou Sobre a televisão, de Pierre Bourdieu?
Afinal fumar compensa... à viúva
Tabaqueira condenada ao pagamento indemnização
19 Fevereiro, 2009 - 18:11A tabaqueira Philip Morris foi condenada ao pagamento de 6,3 milhões de dólares (mais de 5 milhões de euros) à viúva de um fumador a quem provocou danos e que morreu com cancro do pulmão.O fumador, Jess Williams, morreu em 1997, fumava três maços de tabaco diariamente e era fumador há mais de 40 anos.
O Tribunal do Oregon já em 1999 tinha condenado a tabaqueira ao pagamento de cerca de 88 milhões de dólares (quase 70 milhões de euros) à viúva, mas, em 2007, a Philip Morris recorreu da sentença e saiu vitoriosa.
Agora o Tribunal da Florida, nos Estados Unidos, condenou a tabaqueira ao pagamento de 6,3 milhões de dólares (mais de 5 milhões de euros).
Fonte: Portugalmail
quarta-feira, fevereiro 18, 2009
Let's start the insanity...
A coisa começa mais ou menos com um "show about nothing" e inicia uma viagem sobre tudo, yada, yada, yada. Para além de Seinfield, há Constanza, the lord of idiots, Benes, the queen of the castle, Cosmo, o verdadeiro kramer, o carteiro Newman, uncle Leeeoo, o nazi das sopas "no soup for you", yada, yada, yada.
Who wants to have some fun?
Maybe the dingo ate your baby...
Well... i believe these Pretzels are making me thirsty...
fake, fake, fake...
A não perder uma selecção das melhores frases e alguns dos melhores momentos como a Troca, Jerry vira Kramer, the deal, yada, yada, yada...
terça-feira, fevereiro 17, 2009
E se isso interferir no salário? Não há reacção...
diz Rodrigo Guedes de Carvalho, in 'TvGuia' (retirado de Briefing News)
quarta-feira, fevereiro 11, 2009
Porto low cost - para revitalizar a economia?
Vá lá!... os estrangeiros dão uma mãozinha na revitalização da economia e do turismo nacional. Mesmo a baixo custo. E ao lado de cidades como Paris, Praga e Madrid. Por 100 euros...
PORTO
The cheapest flight: £30pp from Stan-stedwith Ryanair.
The cheapest hotel: the Internacional (00 351-22 200 5032, www.hotelinter nacionalporto.com) is actually mid-price, and rooms 209 and 309 have rather fetching balconies, but they’re knocking 30% off room ratesif you book online, which means doubles can be had for just £48, B&B. Cheaper still are the 1930s-decor Hotel Peninsular (22 200 3012; £29) and the Residencial dos Aliados (22 200 4853; £26), which has decent views across a square.
Intervenção artística alerta para a violência no namoro, a 14 de Fevereiro
“A partir de um olhar disseste “Olá”, de um beijo na cara conheci o teu cheiro, de um longo abraço quis fazer parte de ti, de um empurrão desejei nunca mais te ver.” Este é o mote para uma campanha de sensibilização de “És tão…”, uma iniciativa com vista a sensibilizar a população mais jovem para o risco de episódios de violência.
Para recordar que a violência, muitas vezes iniciada no namoro, é uma realidade a combater, o Espaço Trevo aproveita o dia 14 de Fevereiro para apresentar um intervenção artística em pleno centro histórico.
Ciclo de Cinema - No fim ele morre, em Aveiro
QUA 18 FEV
O Homem Elefante
de David Lynch
("The Elephant Man", EUA/Reino Unido, 1980)
QUA 25 FEV
Homem Morto
de Jim Jarmusch
("Dead Man", EUA/Alemanha, 1995)
QUA 4 MAR
The Fountain
de Darren Aronofsky
("The Fountain", EUA, 2006)
QUA 10 DEZ
A Última Sessão
de Peter Bogdanovich
("The Last Picture Show", EUA, 1971)
quarta-feira, fevereiro 04, 2009
Audiências TV em Janeiro
Em Janeiro de 2009, RTP1, RTP2, SIC e TVI emitiram 220 horas de informação regular, o que representa um acréscimo de 7.3% relativamente ao observado em Dezembro mas uma pequena quebra de 1% face ao mês homólogo do ano anterior.
A oferta noticiosa deste mês corresponde a uma média diária de uma hora e 46 minutos por canal.
Em Janeiro, foram emitidas um total de 7493 notícias, menos 0.4% do que no mês anterior e menos 8.3% do que no período homólogo de 2007. A duração média das notícias emitidas em Janeiro foi de 1 minuto e 46 segundos, mais oito segundos do que em Dezembro.
O Primeiro Jornal, da SIC, mantém-se como o programa que mais trabalhos emitiu, com 1331 em Janeiro.
De acordo com a mesma fonte:Em Janeiro de 2009, a TVI obteve 28.9% de share de audiência, a SIC registou 25.9%, a RTP1 obteve 25.4%, a RTP2, 5.3% e o cabo e outros canais 14.5%, segundo os dados da Marktest Audimetria/MediaMonitor.
Fonte Marktest